Altos custos de produção
Quais são os principais custos que afetam a indústria avícola?
Os custos com alimentação representam cerca de 70% a 80% do custo total de produção do setor avícola. Por isso, o investimento mais importante nesse setor envolve oferecer uma nutrição balanceada. Essa dieta pode variar dependendo da linhagem genética das aves, da idade do animal ou das condições ambientais. Por outro lado, a maioria das dietas inclui grãos, fontes proteicas, vitamínicas e minerais e outros componentes nutricionais. E muitos dos ingredientes mais usados dependem da oferta e da demanda – que, por sua vez, são condicionadas pelo clima, pelo transporte ou pela qualidade das culturas locais.
Quais fatores influenciam os custos de produção avícola?
Uma vez que os avicultores atualmente visam reduzir o uso de antibióticos na nutrição animal e melhorar os sistemas de produção para atender às crescentes demandas dos consumidores, eles também esperam que os custos de produção aumentem.
Que estratégias podem ser tomadas para reduzir os custos de produção?
Independentemente do tamanho da granja, todo avicultor conhece cada componente que representa um gasto e está disposto a reduzi-lo. Na produção avícola, as margens de lucro às vezes podem ser baixas e fatores aparentemente não determinantes podem ter um impacto significativo nas despesas. A nutrição é responsável pela maior fatia dos custos de produção, mas também existem diversas variáveis que podem influenciar o negócio como um todo.
Fatores que impactam os custos de produção:
-
Má qualidade da água e baixo consumo:
A água que sua produção está bebendo pode ter um efeito negativo sobre seu desempenho e produtividade, aumentando os custos de produção? A qualidade e o consumo de água estão diretamente relacionados ao consumo de alimentos. Então, se as aves não bebem água suficiente, não consomem a quantidade de ração necessária. Esses animais ingerem cerca de duas vezes mais água do que comida.
Dependendo do estágio de desenvolvimento, o consumo de água diminui quando as aves são transferidas para outros galpões. O estresse e a adaptação a um novo ambiente podem fazer com que os animais deixem de beber e, consequentemente, de comer.
Quanto mais cedo esses animais começarem a beber água, mais rápido eles começarão a se alimentar. Isso ajuda os animais a se adaptarem rapidamente ao seu novo alojamento e reduz o risco do impacto negativo do estresse associado.
O manejo adequado das linhas de bebedouros ajuda a manter a qualidade e o consumo de água nas granjas. E, para apoiar isso, uma série de aditivos solúveis foram projetados para serem fornecidos para as aves e podem ser adicionados diretamente ao abastecimento de água.
Os avicultores devem verificar as tubulações de suas granjas e implementar um programa que controle e mantenha níveis adequados destes cinco indicadores de qualidade da água:
- Contagem bacteriana total
- pH
- Dureza
- Total de sólidos solúveis
- Nitratos e nitritos
-
Qualidade e eficiência alimentar:
Os ingredientes da ração estão afetando o crescimento e o desempenho animal? A qualidade da dieta balanceada é fundamental, pois tem um papel importante tanto para o consumo quanto para a digestibilidade dos alimentos.
Além disso, como o investimento em nutrição para aves representa próximo de 70% a 80% do custo total de produção, os avicultores devem ter como prioridade máxima garantir a qualidade das dietas, para assegurar a máxima eficiência alimentar.
Fornecer às aves ração de qualidade é fundamental. Felizmente, problemas de digestibilidade podem ser detectados através de um registro de consumo de ração e ganho de peso, bem como no cálculo da taxa de conversão alimentar em cada fase da produção. Isso mostra qualquer queda no desempenho do animal, indicando que ajustes na formulação da dieta podem ser necessários. Além disso, também pode apontar para desafios com as rações, como contaminação por micotoxinas (especialmente por rejeição de ração) ou baixa utilização de ingredientes usados em formulações.
Portanto, conhecer os fatores que influenciam a qualidade da ração e implementar um programa de controle de qualidade ajuda a garantir que os animais estejam recebendo a melhor ração possível.
-
● Mortalidade precoce:
Você está fornecendo às suas aves mais jovens a nutrição que precisam para uma saúde e desempenho ideais? A saúde intestinal pode ser melhorada oferecendo acidificantes intestinais às aves.
A saúde intestinal é um aspecto fundamental para apoiar o crescimento animal, maximizar seu desempenho produtivo e otimizar a eficiência alimentar.
Animais jovens são mais sensíveis e suscetíveis a picos de morte súbita. E a mortalidade nos lotes significa perdas econômicas tanto para os avicultores quanto para os integradores.
Existem muitas causas para a mortalidade precoce em pintainhos e são muito difíceis de determinar. Mas entre as mais comuns, estão:
- Genética
- Desafíos de manejo
- Deficiências nutricionais
- Doenças
Para reduzir o risco de alta mortalidade – a partir da recepção dos animais nos galpões –, é necessário fornecer suplementação dietética na forma de prebióticos, probióticos e pós- bióticos, que ajudam as aves a desenvolverem as defesas naturais do seu sistema imunológico desde cedo.
-
● Qualidade do pintainho:
Suas aves estão produzindo uma genética de boa qualidade? Embora não exista uma definição precisa de qualidade do pintinho de um dia, ela geralmente é determinada através dos seguintes aspectos mensuráveis:
- Mortalidade nas primeiras duas semanas
- Variação nas taxas de mortalidade durante o ciclo produtivo do lote
- Potencial de crescimento ao longo do tempo
- Uniformidade de lotes
Muitos fatores estressantes que influenciam a qualidade dos pintinhos de um dia (como vacinação, corte do bico ou recepção, no caso do frango de corte) ocorrem durante essa fase de produção – quando as aves são mais suscetíveis.
Existem também outros aspectos genéticos e processos operacionais que podem influenciar a qualidade dos pintinhos de um dia, incluindo:
- Técnicas no processo de incubação
- Alterações metabólicas
- Idade da matriz
- Janela de incubação
- Composição da dieta
Para enfrentar esses desafios e melhorar a qualidade dos pintinhos, seu sistema imunológico deve ser fortalecido. Para isso, ajustes nutricionais devem ser feitos, como a inclusão de eficazes aditivos nutricionais nas dietas. Eles são produzidos especificamente para ajudar as aves a crescer, desenvolver e transmitir características benéficas verticalmente.