Skip to main content

Micotoxinas em vacas leiteiras

O que são micotoxinas?

As micotoxinas são substâncias nocivas, de ocorrência natural, produzidas por certos bolores (fungos). Esses fungos geralmente crescem nos ingredientes da dieta e tendem a se multiplicar durante condições climáticas adversas. Mais de 500 micotoxinas foram identificadas até o momento, e esse número está aumentando constantemente.

Ameaça de micotoxinas para ruminantes

Os ruminantes são geralmente considerados menos suscetíveis a micotoxinas do que os monogástricos. Acredita-se que isso ocorra porque a microbiota ruminal degrada e inativa micotoxinas na alimentação. No entanto, várias micotoxinas resistem à degradação ruminal, assim os ruminantes muitas vezes precisam lidar com uma infinidade de desafios porque sua dieta combina concentrados e volumosos. As vacas no período de transição são particularmente sensíveis a bolores, esporos de fungos e micotoxinas.

Fontes de micotoxinas

A presença de micotoxinas em volumosos, como feno e silagem, representa a maior ameaça aos bovinos leiteiros. Mesmo o capim fresco da pastagem pode ser contaminado com várias micotoxinas. Tipicamente, tratam-se de fungos endófitos que produzem micotoxinas, que protegem a planta de alguma forma, como ergovalina e lolitrem B, bem como micotoxinas produzidas por Fusarium, Zearalenona ou Desoxinivalenol (DON).

A gama de micotoxinas

As micotoxinas raramente ocorrem isoladamente. Não é incomum encontrar múltiplas micotoxinas na dieta final, o que possibilita interações entre elas, levando a efeitos sinérgicos ou adicionais.

PPara obter mais informações sobre tipos específicos de complicações relacionadas a micotoxinas, visite nosso site. https://www2.knowmycotoxins.com/pt

Sinais de micotoxinas em vacas leiteiras

Os sinais clínicos podem variar dependendo do tipo específico de micotoxina, da dose ingerida e do período de exposição, mas podem incluir:

  • Imunossupressão

  • Diminuição do consumo da dieta

  • Redução da produção de leite

  • Perda de peso

  • Função ruminal prejudicada

  • Dano hepático

  • Mastite aguda

  • Menores taxas de concepção

  • Abortos

  • Claudicação

  • Diarreia

  • Cetose

Manejo de micotoxinas em vacas leiteiras

Reduzir a exposição a essas substâncias nocivas é fundamental. Detecção, prevenção e mitigação são fundamentais para uma estratégia eficaz de manejo de micotoxinas.

A análise regular dos ingredientes da dieta dos animais pode ajudar a descobrir potenciais ameaças de micotoxinas. Vale ressaltar que uma amostra altamente contaminada não significa que toda a lavoura é ruim. Da mesma maneira, uma amostra "limpa" não garante que toda a sua dieta esteja livre de micotoxinas. O manejo adequado das micotoxinas é essencial para evitar perdas e manter um rebanho de alta produção.

Entendemos que as micotoxinas podem ter um impacto significativo nos resultados de seu rebanho e estamos aqui para ajudar, seja fornecendo suporte na fazenda ou ferramentas adequadas no combate às micotoxinas, a fim de evitar perdas e manter um rebanho de alta produção.

Produtos

MYCOSORB A+®

Adsorvente de micotoxinas de última geração e com alto poder de adsorção. Tem alta afinidade apenas com as micotoxinas, não interagindo com minerais, vitaminas e outros componentes da ração.

Entre em contato conosco

Loading...