Skip to main content

Custo da dieta

Como faço para manter os custos de dieta de vacas leiteiras baixos?

Essa é uma dúvida comum entre os produtores de leite. Com os custos da dieta representando até 60% do investimento total da produção, não é surpreendente que a maioria dos produtores estejam interessados em aprender maneiras de reduzir gastos com a dieta.

É claro que muitas variáveis influenciam os custos de alimentação, incluindo valores de commodities, preços de mercado e disponibilidade local. A variabilidade, qualidade e a palatabilidade também devem ser sempre consideradas ao avaliar dietas, e é fundamental basear sua avaliação no retorno sobre os custos da ração – e não apenas nos custos da ração. Gastar um pouco mais com alimentação pode realmente ser mais lucrativo se isso significar que as vacas estão tendo uma maior produção de leite, maior eficiência reprodutiva ou são geralmente mais saudáveis. No entanto, ainda existem várias maneiras de reduzir os custos da dieta e maximizar os retornos.

Que medidas posso tomar para reduzir os custos com alimentação para vacas leiteiras?

  • Tenha atenção quanto à qualidade da sua forragem. A forragem desempenha um papel importante na dieta das vacas. A utilização de forrageiras de menor digestibilidade em maiores taxas de inclusão reduzirá a produção de leite. A inclusão de forrageiras de maior qualidade, por sua vez, pode ajudar a manter a saúde ruminal, além de melhorar a composição e a produção do leite.
  • Lotes com vacas padronizadas podem ter suas dietas de acordo com a exigência nutricional de cada animal. Quando a mesma ração é fornecida a um lote grande de vacas em lactação, você pode estar superalimentando uma porcentagem significativa de seus animais. As dietas são tipicamente formuladas para suprir as demandas nutricionais dos animais mais produtivos, o que pode resultar em superalimentação de animais menos produtivos e na utilização ineficiente de nutrientes. Dividir as vacas em lactação em lotes menores e oferecer rações específicas permite uma nutrição mais precisa, aumenta o retorno sobre o custo da ração e diminui a excreção de nutrientes nas fezes.
  • Diminua os desperdícios de ingredientes. Mesmo uma correção para redução, aparentemente pequena, pode ter um grande impacto em seus resultados. O primeiro passo é identificar onde a perda está acontecendo. Seja causada por fatores ambientais, como vento, roedores ou aves, ou outras variáveis, como derramamento ou deterioração, qualquer perda é um desperdício e reduzi-la faz uma grande diferença. Você também pode tomar medidas para minimizar perdas medindo a ingestão de matéria seca e garantindo a precisão de carregamento, a mistura adequada, o horário de fornecimento ideal e a manutenção do cocho.

Produtos

YEA-SACC®

Yea-Sacc® é uma ferramenta nutricional necessária para manter a elevada produção de leite, manter a condição em altas produções e aumentar a digestibilidade.

OPTIGEN®

Cruzando os limites da nutrição proteica Fonte concentrada de nitrogênio não-proteico (NNP) com exclusiva tecnologia de encapsulamento, que promove liberação controlada no rúmen. Esse modo de ação auxilia que as bactérias ruminais tenham acesso contínu...

AMAIZE™

É um aditivo enzimático a base de amilase para bovinos.

Entre em contato conosco

Loading...